Relatórios e Avaliações realizados pela CPA

Perguntas Frequentes sobre a CPA

O que é CPA?

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação da FISMA e tem como finalidade planejar, implementar e conduzir o processo de autoavaliação institucional, sistematizar e disponibilizar as informações geradas, bem como prestar informações à Comisssão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES) e ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). A CPA é constituída por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docentes, discentes , técnicos administrativos) e da comunidade civil.

Para que serve a avaliação institucional?

É por meio desta avaliação que são apresentadas as potencialidades e fragilidades em todos os setores da instituição de ensino superior.
Os resultados dessas pesquisas são utilizados como indicativos das adequações a serem feitas pela instituição.

Quais as atribuições da CPA?

A CPA tem como atribuição implementar os processos e procedimentos das avaliações, garantir e viabilizar a participação de todos no processo, além de preparar e analisar os resultados oriundos da avaliação, criando mecanismos e instrumentos para a divulgação dos resultados.
A CPA avalia a instituição como um todo: pedagógico, administrativo, infraestrutura, atendimento e organização.

Qual a importância da CPA na FISMA?

Além de fazer parte das exigências do Ministério da Educação, enviando os dados obtidos para o INEP, a comissão é responsável por subsidiar e planejar um processo avaliativo democrático e periódico.

Quando acontece a avaliação?

As avaliações ocorrem conforme calendário e cronograma estipulados pela CPA.

Por que avaliar?

É fundamental a participação de todos para contribuir com o desenvolvimento de ações importantes para a melhoria da instituição.